
Como é que as peças se movem?
Rei: O rei move-se em todas as direcções apenas uma casa.
Rainha: A rainha move-se em todas as direcções, sem limite.
Torre: A torre move-se nas linhas e colunas, sem limite.
Bispo: O bispo move-se nas diagonais, o limite é a cor das casas, cada bispo numa casa de cor diferente.
Cavalo: O cavalo move-se em L, duas casa para a frente e uma para o lado, é a única peça que pode passar por cima das outras.
Peão: O peão na primeira jogada pode avançar uma ou duas casas, depois só pode avançar uma casa de cada vez. Esta é a única peça que não pode andar para trás.
- Capturar : Para capturar peças ao adversário move-se a peça para a casa da peça a tomar, retirando a peça do adversário do tabuleiro, no caso dos peões, movem-se para a frente, mas para capturar, capturam apenas na diagonal.
- Cheque : Quando se ataca o rei diz-se cheque porque é a peça fundamental do xadrez.
- Cheque mate : Quando se ataca o rei de forma a não ter fuga acaba o jogo e o vencedor diz cheque mate.
- Roque : O roque é um movimento de defesa do rei em que o rei move-se duas casas para o lado e a torre passa por cima do rei ficando ao seu lado. Existe o roque grande e o roque pequeno.
- O rei não pode estar em cheque nem passar por uma casa em cheque.
- O rei não pode ter sido movido.
- A torre que faz o roque não pode ter sido movida.
- Não pode haver peças entre o rei e a torre.
- Tomar na passagem: Esta regra só se aplica quando um peão avançou duas casas e passou por uma casa defendida por um peão adversário, neste caso apenas na jogada seguinte pode o peão adversário tomar o peão como se este tivesse avançado apenas uma casa.
- Promover : Quando um peão chega à última casa é promovido para outra peça à escolha excepto o rei, normalmente é escolhida a rainha visto que é a peça mais forte.
Condições necessárias:
Resultados possíveis :
- Existe a possibilidade de ganhar um jogo?
Dar cheque mate ao adversário.
Acabar o tempo ao adversário e ter peças suficientes para dar cheque mate.
O adversário desistir.
- Posso empatar ?
Caso não exista movimentos possíveis para jogar e não esteja em cheque.
Se ficar sem tempo e o adversário não tiver peças suficientes para dar cheque mate. Acabar o tempo ao
adversário e eu não tiver peças suficientes para dar cheque mate.
Se ambos acordarem o empate.
Se houver três posições repetidas é declarado o empate.
Se houver cinquenta jogadas seguidas sem o movimento de um peão e sem capturas.
Links:
ONDE
Ver Águeda, Cidade Lúdica num mapa maior
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